martes, septiembre 12, 2006

´Os Artistas do Futuro`

Impsat lança livro ´Os Artistas do Futuro`
Publicação traz obras de crianças e jovens carentes da América Latina; Brasil tem seis trabalhos selecionados por Sirón Franco.

A Impsat, provedora de serviços integrados de Transmissão de Dados, Internet, Data Center e Telefonia na América Latina, mantém a tradição e comemora o início do ano com o lançamento de um livro de artes. A publicação, que nas edições anteriores compilava obras de artistas renomados, este ano, pela primeira vez, apresenta trabalhos de crianças e adolescentes carentes. O livro, intitulado “Os Artistas do Futuro”, traz 42 desenhos de artistas mirins de diferentes países da América Latina.

O Brasil está representado por seis trabalhos de crianças e adolescentes do Instituto GTECH, entidade social que atua na promoção de uma política de arte-cidadania. As obras brasileiras que integram o livro foram selecionadas pelo pintor goiano Sirón Franco, um dos artistas brasileiros mais conhecidos no exterior. Franco, que participou da edição “A Vida Bate”, editado pela Impsat em 1999, avaliou mais de 50 trabalhos.

O processo de seleção das obras foi o mesmo em todos os países: artistas que haviam participado de edições anteriores foram responsáveis pela escolha dos melhores trabalhos. “A Impsat se sente orgulhosa em promover a arte entre crianças e jovens carentes da América Latina”, afirmou o diretor-geral da Impsat no Brasil, Célio Bozola.

“O lançamento do livro faz parte da filosofia da empresa de incentivar a arte e ações sociais nos países onde estamos presentes”, ressaltou o executivo. A edição 2003 do livro da Impsat teve uma tiragem de 7 mil exemplares, que foram distribuídos pela empresa a clientes e parceiros em todos os países onde a Impsat atua.

Os artistas responsáveis pela seleção dos desenhos neste projeto foram: Luis Felipe Noé (Argentina), Sirón Franco (Brasil), Benjamín Lira Valdés (Chile), Gustavo Zalamea (Colômbia), Oswaldo Viteri (Equador), Julio Quispe Virhuez “Quispejo” (Peru) e Pedro León Zapata (Venezuela).

Imagem da capa do livro está disponível para download no seguinte endereço:http://www.s2.com.br/s2arquivos/357/Imagens/2051Image.jpg

Perfil Impsat
A Impsat é provedora de serviços de telecomunicações integrados de voz, dados e Internet para redes privadas na América Latina. A Impsat também oferece serviços de hosting em seus 14 Data Centers localizados nas mais importantes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Buenos Aires, Santiago e Fort Lauderdale. A empresa provê serviços para 3 mil companhias. A companhia tem operações na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Peru e Venezuela.

Sobre o Instituto GTECHO
Instituto GTECH é uma organização social de finalidade pública, que atua na promoção de uma política de Arte-cidadania. Foi criado para formalizar e estruturar a ação social e cultural da GTECH Brasil e desenvolver uma política permanente de investimento e de compromisso social para a empresa.

A instituição tem obtido resultados positivos por meio do Asa – Oficina de Arte-cidadania, que já beneficiou em três anos de atuação mais de 2,5 mil estudantes de escolas públicas de São Paulo. São crianças e adolescentes de 7 a 17 anos que freqüentam, duas vezes por semana, dois ateliês: um equipado com materiais convencionais de arte e outro com computadores, scanner e Internet.

O curso gratuito tem duração de nove meses e apresenta conceitos básicos das artes visuais e história da arte. Os módulos pedagógicos visam estimular o aprimoramento da autoralidade e do autoconhecimento, pela via da arte, para o desenvolvimento da sensibilidade e talentos de cada participante. Na trajetória do Asa, percebeu-se, cada vez mais, a importância da expressão artística para desenvolver uma postura participativa e, portanto, de cidadania na vida dessas crianças e jovens.